(69) 3421-5833 | (69) 99976-1952 - WhatsApp      contato@alissondarlan.com.br    |   

As fases nutricionais após a cirurgia bariátrica

O processo de emagrecimento após a realização da cirurgia bariátrica é composto por algumas fases de alimentação, desde a dieta completamente líquida até a completa reintrodução dos alimentos sólidos.

A dieta tem um papel muito importante no processo de emagrecimento, e é através da alimentação saudável e equilibrada que o peso perdido será mantido.

Na fase de recuperação, o nosso sistema digestivo está se adaptando a um novo processo de digestão, e por isso o paciente passa por algumas fases:

Fase 1 – 3 a 10 dias: dieta líquida clara

Logo após a cirurgia, o principal objetivo da dieta é a reidratação e readaptação do sistema digestivo, que ainda está muito sensível. Essa fase é caracterizada por uma baixíssima ingestão de calorias, e são consumidas porções com 20ml a 50ml, a cada 10-30 minutos, para preservar o intestino e adaptar o estômago à alimentação.

Alimentos liberados no período: sucos coados (evitando frutas ácidas), chás, água de coco, caldo de legumes e carne coados após o cozimento e sem gordura.

Fase 2 – 5 a 10 dias: dieta líquida completa ou cremosa

Com o trato digestivo um pouco mais adaptado à sua nova funcionalidade, podemos reintroduzir alguns alimentos mais cremosos na alimentação, inserindo mais calorias e mais energia, sem comprometer o processo de recuperação.

Alimentos liberados no período: além de alimentos liquidificados e coados, começamos com a suplementação proteica, leite, iogurtes, gelatinas e sopas batidas no liquidificador.

Fase 3 – 20 a 30 dias: dieta pastosa

Nessa fase, que é um pouco mais longa, a mastigação volta.

Alimentos liberados no período: purês, papa de arroz, polenta, legumes esmagados (chuchu, beterraba, cenoura, abóbora), caldo de feijão, carnes menos gordurosas desfiadas e ovo mole (mexido ou omelete).

Fase 4 – 20 a 30 dias: dieta branda

Essa é a penúltima fase do processo de readaptação alimentar. Aqui, o processo de mastigação já está reestabelecido, mas ainda é necessário muito cuidado para não sobrecarregar o trato digestivo.

Alimentos liberados no período: arroz e legumes bem cozidos, sopas, carnes magras macias ou desfiadas e frutas sem casca ou bagaço.

Fonte: Medical Site

Alisson Darlan Mendes Da Costa - Doctoralia.com.br