Tudo o que você precisa saber sobre o refluxo
Se você sente muito desconforto depois das refeições, pode ser que você esteja com refluxo. Ele é caracterizado pelo retorno do conteúdo do estômago para o esôfago e em direção à boca, o que acontece por uma falha dos músculos e do esfíncter que deveriam impedir o retorno do ácido produzido no estômago.
O retorno desse ácido para o esôfago acaba causando dor e inflamação no local, gerando a sensação de queimação. Outros sintomas comuns do refluxo são arrotos, dificuldade de ingerir alimentos, indigestão e regurgitação dos alimentos. Todo esse quadro pode piorar caso a pessoa dobre o corpo para pegar algo no chão e até mesmo ao deitar-se, na hora de dormir.
Para diagnosticar o refluxo, o médico avalia os sintomas e pode pedir exames complementares, como a esofagomanometria e medição do pH em 24 h, que relaciona os sintomas apresentados com alterações da acidez do suco gástrico para determinar o número de vezes que ocorre o refluxo.
A pessoa com refluxo deve eliminar ou reduzir o consumo de bebidas alcoólicas, alimentos ricos em gordura, além de evitar o cigarro e refrigerantes. Outro ponto importante é que a última refeição do dia deve ser feita, no mínimo, 3 horas antes de dormir, para evitar que o conteúdo do estômago volte para a boca.
Fonte: Medical Site
13 de Janeiro de 2022
