O que é obesidade mórbida?
A obesidade é uma doença caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal, e já é considerada um problema de saúde pública no mundo. Só no Brasil, da década de 70 até hoje, estima-se que o número de obesos aumentou mais de 200%.
Ela é definida a partir do cálculo do índice de massa corporal (IMC) de cada um, que é a relação matemática entre o peso e a altura. Um paciente com o IMC igual ou superior a 30kg/m² é considerado obeso.
A doença pode ser classificada em três grupos, da seguinte forma:
Grau I: IMC entre 30 e 34,9kg/m²;
Grau II: IMC entre 35 e 39,9 kg/m²;
Grau III (obesidade mórbida): IMC acima de 40 kg/m².
A maioria dos casos de obesidade mórbida é resultado de diversos fatores, como predisposição genética, comportamento e aspectos sociais.
O excesso de peso pode trazer uma série de problemas para o organismo, para o indivíduo e sua saúde, impactando na qualidade e na duração da sua vida. Além disso, os obesos, sobretudo os que têm obesidade mórbida, sofrem com a redução da mobilidade, com o preconceito e com a dificuldade de acesso aos serviços, como transporte público e restaurantes.
Os principais riscos à saúde causados pela obesidade incluem hipertensão arterial, diabetes, colesterol elevado, sedentarismo e depressão.
A cirurgia bariátrica é uma das principais formas de tratamento da obesidade. Mas, para que o resultado permaneça a longo prazo, é necessário assumir um compromisso com a mudança de hábitos e comportamentos da pessoa, adotando uma alimentação saudável e praticando exercícios físicos com frequência.
Fonte: Medical Site
07 de Outubro de 2021
