(69) 3421-5833 | (69) 99976-1952 - WhatsApp      contato@alissondarlan.com.br    |   

Entenda por que alimentos ultraprocessados provocam ganho de peso

Os alimentos ultraprocessados são difíceis de resistir – afinal, nessa categoria estão inclusos biscoitos, salgadinhos, congelados, macarrão instantâneo, empanados, molhos prontos, refrigerantes e muitos outros alimentos que dão água na boca. Você provavelmente já ouviu falar que, para ter uma vida saudável, controlar o peso e evitar problemas de saúde, você deve ter uma alimentação balanceada e deve evitar alimentos ultraprocessados. Mas, afinal, por que eles são considerados vilões da saúde?

Ser ultraprocessado significa que o alimento tem pouco ou nada de origem natural, podendo conter aditivos que são exclusivamente utilizados pelas indústrias. Eles são pensados para serem consumidos sem moderação, e para isso, são utilizadas grande quantidade de açúcar, sal e/ou gordura, além do uso intensivo de aromatizantes, corantes e outros aditivos que deixam os produtos irresistíveis.

O consumo excessivo desses alimentos tem sido ligado a sérios problemas de saúde, como obesidade, diabetes, hipertensão, problemas cardiovasculares e câncer. Os ultraprocessados são ricos em calorias e carboidratos, além de serem pobres em proteínas, fibras e outros nutrientes essenciais para o nosso corpo. Em relação a uma dieta balanceada, eles também dão muito menos saciedade, o que aumenta as chances de compulsão e, consequentemente, ganho de peso.

Fonte: Medical Site

Alisson Darlan Mendes Da Costa - Doctoralia.com.br