(69) 3421-5833 | (69) 99976-1952 - WhatsApp      contato@alissondarlan.com.br    |   

Consumo de álcool após a bariátrica pode trazer riscos

O consumo de álcool é um hábito bastante comum entre brasileiros, mas é um risco para quem deseja fazer uma cirurgia bariátrica. Estudos apontam que cerca de 10% a 20% dos pacientes podem vir a ter problemas com o álcool, como abuso e dependência.

Mas por que isso acontece?

A bariátrica provoca alterações no nosso sistema digestivo, acelerando o metabolismo do álcool. Dessa forma, a concentração dele na corrente sanguínea atinge picos mais rápido do que em uma pessoa que não tenha passado pela cirurgia. Desta forma, os pacientes ficam mais sensíveis à substância e demonstram sinais de embriaguez com quantidades consideravelmente menores do que costumavam manifestar.

O risco de problemas com o álcool após a bariátrica é maior em jovens que tenham histórico de distúrbios com a bebida ou outras drogas antes da cirurgia.

Portanto, este é um assunto de extrema importância que deve ser debatido com quem tem a intenção de realizar uma bariátrica. Independentemente do histórico de consumo, o risco de problemas com o álcool e outras drogas deve ser abertamente discutido entre o cirurgião e o paciente.

Fonte: Medical Site

Alisson Darlan Mendes Da Costa - Doctoralia.com.br