Obesidade não é desleixo, é doença!
A obesidade é uma epidemia global. Segundo a Organização Mundial da Saúde, mais de um bilhão de pessoas no mundo estão acima do peso, sendo metade delas consideradas obesas. Aqui no Brasil, o cenário não é diferente: 20% da população tem obesidade, principalmente na idade adulta.
Para ser considerada saudável, uma pessoa deve manter o seu Índice de Massa Corporal (IMC) em até 24,9 kg/m². De 25 a 29,9 kg/m² há um quadro de sobrepeso, e acima de 30 kg/m² a pessoa já é considerada obesa.
Mas estudos já atestam: obesidade não é só resultado de comer mais do que se gasta. Envolve também questão genética, estresse, o consumo de alimentos industrializados e o sedentarismo. Sabemos que hoje, com uma vida corrida e cheia de compromissos e obrigações, acabamos fazendo refeições rápidas e com pouca qualidade nutricional, além de deixar a academia de lado. Afinal, depois de um dia de muitas horas extras no trabalho, você só quer ir para casa descansar.
Mas é importante lembrar que estar acima do peso vai muito além de não caber nas roupas: é questão de saúde. Quem sofre de obesidade apresenta um risco aumentado de diabetes tipo 2, hipertensão arterial, apneia do sono e alguns tipos de câncer, além de transtornos psicológicos derivados dos preconceitos contra pessoas obesas.
Trazer qualidade para as suas refeições e manter uma rotina de exercícios físicos são duas medidas simples que vão ter um grande impacto na sua saúde. Cuide-se!
Fonte: Medical Site
11 de Fevereiro de 2021
