O que você precisa saber sobre apendicite
A apendicite é a inflamação do apêndice - um pequeno órgão linfático localizado na primeira porção do intestino grosso, como se fosse uma extensão. O apêndice serve como depósito de bactérias que auxilia na digestão dos alimentos.
A inflamação acontece geralmente por conta de obstruções nessa região, provocando náuseas e vômitos, febre, rigidez e inchaço abdominal, constipação, perda de apetite e, especialmente, dores fortes e agudas no lado direito inferior do abdômen - mais ou menos onde está localizado o apêndice. Se não for tratado a tempo, o quadro pode evoluir em apenas algumas horas. Portanto, trata-se de uma situação de emergência.
Diagnóstico
Diagnosticar a apendicite nem sempre é fácil. Por isso, diante de suspeitas, o paciente deve ser levado ao hospital o mais rápido possível para evitar complicações graves do problema. Por exemplo, se o peritônio (mucosa que reveste a cavidade abdominal e cobre os órgãos abdominais) inflamar provocando peritonite ou se o apêndice se encher de pus e estourar dentro da cavidade abdominal caracterizando uma apendicite supurada, o indivíduo pode acabar com uma infecção generalizada que deve levá-lo ao óbito.
Tratamento
Por ser uma questão urgente, o tratamento da apendicite é cirúrgico e não clínico. O procedimento menos invasivo é a videolaparoscopia, que é realizada com anestesia geral e dura entre 30 a 60 minutos, com pós-operatório menos doloroso e mais rápido.
Com essa técnica, o cirurgião insere uma câmera para ver as estruturas corporais sem abri-las. Assim, o apêndice é removido por instrumentos cirúrgicos inseridos junto com a câmera, o período de internação dura cerca de 3 dias e o paciente pode voltar pra casa assim que conseguir ingerir alimentos sólidos.
Fonte: Medical Site
01 de Outubro de 2020
