Perda de peso x Emagrecimento - Os reflexos do exercício físico e da alimentação adequada
Você se compromete religiosamente com os exercícios físicos diários ou com uma dieta saudável, mas não consegue perder peso. O que acontece? O problema é que perder peso não é a mesma coisa que emagrecer. Perder peso é reduzir sua massa corporal total, já emagrecer é reduzir parte da gordura no corpo. Além disso, escolher entre se exercitar ou se alimentar bem vai trazer reflexos diferentes para o corpo.
Para entender melhor essa diferença, imagine que há três tipos de tecidos no organismo: massa de gordura, massa livre de gordura ou massa magra (músculos, ossos, cartilagens, ligamentos e tendões) e fluidos extra e intracelulares (líquidos corporais).
Dito isso, quem reduz o peso sem fazer exercícios, pode perder massa muscular e manter o tecido adiposo – o que não é o melhor dos cenários. Vale ainda ressaltar que quando a perda de peso vem pela perda de massa magra (muscular), o metabolismo também é impactado e o emagrecimento vai se tornando cada vez mais difícil.
O emagrecimento saudável
O excesso de gordura corporal é realmente prejudicial ao organismo, mas emagrecer de forma saudável deve ser uma consequência da combinação entre atividade física e alimentação adequada. Com atividades físicas, o corpo fica mais preparado para tarefas diárias. A pessoa ganha mais energia, força e disposição e a imagem corporal tende a melhorar. E uma dieta adequada, além de prevenir doenças e melhorar o rendimento, também fornece energia e disposição, contribuindo para o ganho de massa muscular e perda de gordura.
Para emagrecer e não apenas perder peso, fique atento a algumas dicas:
1) Atividade prazerosa e amigos para exercitar junto dão mais motivação;
2) Exercícios praticados sempre nos mesmos horários e com certa frequência ajudam a construir um hábito;
3) Senso de realidade na hora de criar metas é um gesto de auto respeito;
4) Paciência. Resultados são construídos, nunca imediatos. A ansiedade para ter resultado rápido pode boicotar o processo;
5) O acompanhamento de um profissional é fundamental para não cair nas dietas da moda;
6) A orientação de um professor de educação física ajuda na hora de praticar os exercícios da forma correta e afasta as chances de lesão.
A avaliação da redução do peso não pode ser feita apenas pelo número total indicado na balança. Para saber se está emagrecendo ou somente perdendo peso é importante avaliar a porcentagem de gordura corporal. Fique atento!
Fonte: Medical Site
05 de Novembro de 2020
