(69) 3421-5833 | (69) 99976-1952 - WhatsApp      contato@alissondarlan.com.br    |   

Como o Índice de Massa Corporal afeta na sua saúde?

No brasil, a obesidade é considerada um problema de saúde pública que avançou 60% em 12 anos, de acordo com o Ministério da Saúde. O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma medida padrão para determinar se uma pessoa tem um peso normal para sua altura através de uma fórmula que divide o peso pelo quadrado da altura. E aí segue uma classificação: aqueles com índice entre 18,5 e 24,9 têm o peso normal. Já uma pessoa acima do peso tem um IMC de 25 e, a partir de 30, é identificada a obesidade. Confira as faixas:

18,5 ou menos - Abaixo do normal

Algumas pessoas têm um baixo peso por características do organismo e tudo bem. Outras podem enfrentar problemas de desnutrição. Consulte o médico e descubra qual é seu caso.

Entre 18,6 e 24,9 - Normal

Seu peso está normal! E o melhor jeito de continuar assim é mantendo um estilo de vida saudável.

Entre 25,0 e 29,9 - Sobrepeso

Trata-se de uma pré-obesidade e normalmente essa faixa já apresenta doenças associadas, como diabetes e hipertensão. Reveja hábitos e busque ajuda para evitar entrar na faixa da obesidade.

Entre 30,0 e 39,9 - Obesidade grau I e grau II

Sinal de alerta! Chegou na hora de se cuidar, mesmo que seus exames sejam normais. Mude o estilo de vida e comece um acompanhamento com especialistas imediatamente.

 

Acima de 40,0 - Obesidade grau III

Sinal é vermelho! Forte probabilidade de já existirem doenças muito graves associadas. O tratamento deve ser urgente!

Ter um IMC normal pode reduzir a ocorrência de problemas de saúde sérios, como diabetes, doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer. Mas há outros fatores que também podem aumentar os riscos dessas enfermidades, mesmo com o IMC baixo. É o caso de conservar hábitos como tabagismo, má alimentação e sedentarismo, por exemplo.

Outro ponto importante é que o IMC não considera composição corporal. Assim, pessoas consideradas magras, porém musculosas, podem ter um índice mais elevado. Mas essa é a situação de menos de 1% dos indivíduos. Para saber se você está num patamar considerado saudável pelos órgãos de saúde, considere usar a medida da circunferência da cintura em conjunto com o IMC. Este método só não vale se você tiver menos de 18 anos, estiver grávida ou sofrer com distúrbios alimentares.

Fonte: Medical Site

Alisson Darlan Mendes Da Costa - Doctoralia.com.br