(69) 3421-5833 | (69) 99976-1952 - WhatsApp      contato@alissondarlan.com.br    |   

O que comer depois da bariátrica?

Ambos os métodos de cirurgia bariátrica mais comuns no Brasil e no mundo, gastrectomia vertical e o bypass gástrico, exigem cuidados especiais e uma reeducação alimentar nos primeiros meses após a operação. Com capacidade reduzida, o paciente é orientado a seguir uma dieta em fases que evoluem da liquida até a normal.

A dieta líquida deve ser feita durante 15 dias e depois começa a dieta pastosa por aproximadamente mais 20 dias. Só então os alimentos sólidos podem ser introduzidos pouco a pouco, de modo que a alimentação volte ao normal em mais ou menos 3 meses.

Esse tempo de adaptação é importante porque o estômago fica bem menor e não suporta mais a mesma quantidade de comida que antes. Deste modo, a pessoa não consegue comer muito (mesmo que queira).

Líquidos x Pastosos x Sólidos

Na dieta líquida os alimentos são liquefeitos e só podem ser consumidos em pequenos volumes e lentamente por 6 ou 8 refeições do dia, com um intervalo de 2 horas entre elas. Nesse primeiro momento é extremamente importante ingerir pequenas doses de água junto com os suplementos prescritos para garantir os nutrientes perdidos no processo.

Na dieta pastosa os alimentos são amassados e consumidos nas formas de cremes, mingaus, purês, vitaminas e sucos. Nessa fase os líquidos devem ser evitados durante as refeições principais.

Os sólidos vêm depois de 30 a 45 dias e em pequenas porções ao longo de 6 refeições diárias. A essa altura já é possível comer frutas, legumes e verduras, cereais e leguminosas integrais, carnes vermelhas e brancas, ovos, massas, etc. Tudo de acordo com a própria tolerância.

 

Os proibidos

Durante todo este período, que dura pelo menos 3 meses, deve-se tirar do cardápio os seguintes alimentos: chás e café; pimentas e condimentos químicos (mostarda, ketchup, molhos etc); sucos industrializados em pó, refrigerantes, água com gás; chocolate, balas, chicletes e doces em geral; frituras; bebida alcoólica.

A ajuda profissional

O papel do nutricionista e do cirurgião bariátrico é fundamental. O paciente obeso comeu de maneira errada a vida inteira e sua reeducação alimentar leva anos - ainda mais inserido em uma sociedade com alimentação pobre em nutrientes e movida pela ideia das refeições rápidas. Nesse processo, ele deve aprender a importantância do repouso gástrico, da qualidade nutricional e das mastigações mais lentas e insistentes.

Fonte: Medical Site

Alisson Darlan Mendes Da Costa - Doctoralia.com.br