Queda de cabelo após a cirurgia bariátrica é normal? Por que acontece?
A queda de cabelo é normal e faz parte do processo de renovação dele. Nós perdemos, em média, 150 fios por dia, mas uma quantidade superior a isso pode caracterizar alguma doença do couro cabeludo.
No entanto, alguns momentos da vida também podem provocar um aumento da queda de cabelo, como o pós-parto, a recuperação de doenças infecciosas e algumas cirurgias, como a bariátrica. Por causar grandes mudanças no corpo, não só fisicamente, mas psicologicamente e nutricionalmente, a realização da bariátrica acaba impactando no metabolismo e na forma como o organismo funciona.
Apesar de não representar um problema de saúde, a queda de cabelo excessiva afeta a autoestima do paciente, que já está debilitado com a realização do tratamento. Porém, a boa notícia é que essa condição não é permanente.
Por que o cabelo cai após a bariátrica?
Depois da cirurgia, o corpo economiza energia para a cicatrizar e se recuperar, desviando oxigênio, vitaminas e minerais que antes iam para o couro cabeludo para os órgãos e tecidos afetados. Com isso, a produção de novos fios fica comprometida.
Cerca de três meses após a cirurgia, ocorre uma queda repentina de um grande número de fios, pois é o tempo decorrido da morte do cabelo na raiz até ele se desprender por completo.
Além disso, a perda de peso, a dieta muito restritiva e a deficiência nutricional causada pelo procedimento também são gatilhos para acelerar a perda de fios.
É possível prevenir a queda de cabelo?
Não é possível evitar totalmente a queda de cabelo após a realização da cirurgia bariátrica, pois a dieta restritiva e a perda de peso são etapas inegociáveis e que devem necessariamente ocorrer. No entanto, é possível olhar para o aspecto nutricional e analisar o que pode ser feito para que deficiências nutricionais não interfiram no quadro.
Mas, como dito no início do texto, essa condição é temporária. A queda de cabelo costuma cessar entre três e seis meses após a estabilização do peso, pois o corpo já vai estar se recuperando e o paciente já vai ter acesso a uma dieta mais completa.
Se você tem tendência à queda de cabelo, é fundamental conversar com seu médico antes de realizar a cirurgia e ver o que pode ser feito para frear esse efeito colateral e minimizar seus impactos na autoestima.
Fonte: Medical Site
01 de Setembro de 2022
